Deveres e direitos, são dois pontos de uma balança.
A convivência em condomínio é um exercício diário de direitos e deveres. Naturalmente um dever do condômino é o pagamento da cota. Há outros, é claro, como: urbanidade, manutenção da limpeza, silêncio em certos horários e cumprimento dos regulamentos, são alguns dos exemplos.
O descumprimento de uma obrigação básica, como a de pagar a cota condomínio, gera uma consequência: uma multa.
A grande discussão é o valor dessa multa. Antigamente o percentual era de 20%, em razão das normas da época (antes de 2003). Após, a multa foi fixada no §1º do artigo 1.336 do Código Civil em 2%
Entende-se que as Convenções Condominiais recentes não podem regular percentual ao que a Lei estabelece. Logo, é 2% no máximo cabível em caso de atraso.
Interessante lembrar que além da multa cabe a correção monetária do valor e a aplicação de juros. Como tivemos algumas alterações em 2015 (vigência do novo Código de Processo Civil), o processo de cobrança de condomínio, que levava alguns anos, hoje é uma execução de título extrajudicial, que pode se resolver em questão de pouco tempo, com citação para pagar, transcurso do prazo e penhora, se não houver o pagamento. Essa dinâmica mais célere, junto com um acompanhamento do jurídico, tem oportunizado a redução substancial dos índices de inadimplências dos condomínios.
Gostou desse artigo? Clique aqui e leia sobre outros temas.00
Leia também sobre:
Tripulante, não fique confuso sobre os seus direitos!
- O meu pedido demorou mais que o normal, eu posso dispensar o pedido sem ônus?
- Mentir em juízo é ato de má-fé e poderá haver punição por meio de indenização
Podem reduzir salário pela má avaliação?
Uma coisa é certa nessa vida: um dia você vai errar!
5 motivos para contratar uma assessoria jurídica para o seu negócio