As 7 melhores séries jurídicas

Seriados policiais são sempre instigantes, seja pela temática de ação de algumas séries ou pelo ar de surpresa e suspense que os episódios conseguem levar ao espectador.

Com o passar do tempo, os seriados com o vieses jurídicos foram ganhando mais espaços e o gosto popular. Antes era um mesclado de seriado policial e jurídico, voltado para o lado criminal, mas hoje já seriados com temas de Direito de Família, Empresarial, Econômico e assim vai.

É claro que nem tudo, ou melhor, quase nada se assemelha a realidade, mas são ótimos entretenimentos e podem, quem sabe, vir a inspirar uma atuação mais gloriosa em certa causa.

Por isso, seja você advogado ou não, vamos listar alguns seriados jurídicos bem interessantes. A ordem não significa uma preferência de melhor para o pior, mas só uma sugestão conforme cada gênero.

Law & Order: Special Victims Unit

Uma das séries mais antigas da televisão, o Lei e Ordem traz em cada episódio uma ocorrência que tem começo, meio e fim, com exceção de poucas históricas que precisam de dois episódios para contar todo o enredo.

Há, hoje em dia, várias linhas do “Lei e Ordem”, mas sugerimos o “Special Victims Unit”, que traz como protagonista a Olivia Benson, uma detetive firme que se importa verdadeiramente com as vítimas.

A série estreou em setembro de 1990 e continua ativa, sendo renovada por mais três temporadas.

Embora você possa assistir um episódio aleatório que conseguirá entender, porque os episódios são independentes, seria bem interessante ver os episódios antigos também, porque verá a protagonista ainda no início da sua trajetória policial, reportando-se aos seus superiores e lidando com os conflitos pessoais e da equipe.

De forma resumida, a serie apresenta casos policiais complexos voltados a crimes sexuais, no qual há um enorme esforço dos policiais para solucioná-los e dos promotores de justiça para levar os culpados a julgamento.

A característica principal é o cenário acusatório e investigativo. É uma série muito famosa e já consolidada no mundo.

The Good Wife

Sem dúvida é uma das melhores séries jurídicas.

Lançada em 22 de setembro de 2009, a série criada por Robert King e Michelle King, os mesmos autores de In Justice, mostra o drama de uma advogada Alicia Forrick (Julianna Margulies) que é forçada a voltar a trabalhar após um escândalo do seu marido, que foi parar atrás das grades. .

A série mostra casos polêmicos e defesas nos tribunais empolgantes, além da competição do mercado de trabalho dos grandes escritórios na área jurídica.

Para quem gosta, há ainda um lado político na série, que vai avançando conforme as temporadas e criando novos ambientes além dos tribunais.

Essa é uma série que vale muito a pena começar desde o primeiro episódio e acompanhar a evolução de cada personagem, principalmente da Alicia, que nos primeiros episódios demonstra a insegurança da sua inatividade durante anos e com o passar do tempo e a evolução vai dando um show de eloquência, raciocínio lógico e várias artimanhas frente ao Júri ou Juiz.

A série já encerrou, mas deu início a spin-off que se chama The Good Fight, que pode ser acompanhada na Amazon Prime

Suits

Suits ou, como foi aqui traduzido, Homens de Terno, é um seriado canadense, criado pelo produtor executivo Aaron Korsh, estreou em junho de 2011 e tem como cenário uma firma de advocacia localizada em Nova York (EUA).

A série, embora jurídica, tem uma demonstração muito mais voltada ao poder de negociação, por vezes travando batalhas intensas antes de chegar aos tribunais.

Os personagens principais são Harvey Specter e Michael Ross, mas ao longo da trama vão se destacando outros personagens tão ou mais importantes que eles.

Ela foi encerrada com desfecho emocionante e pode ser vista na Netflix.

How to get away with murder

Diferente das séries que mencionamos anteriormente, “Como defender um assassino” (tradução em português) tem um lado de suspense e drama mais forte e precisa ser assistida sequencialmente. Embora tenha contextos jurídicos, a série se destaca mais pela evolução da trama que envolve um mistério.

No ar desde setembro de 2014, a série, foi criada pelo produtor Peter Nowalk e tem o foco numa professora de Direito Penal que ensina seus alunos sobre como desvendar casos criminais complexos, mas, logo no início, se vê envolvida num crime.

Damages

Damages é uma série de ficção jurídica que narra o drama vivido pela bem-sucedida advogada Patty Hewes (Glenn Close) e sua associada Ellen Parsons (Rose Byrne) na firma de advocacia Hewes & Associates, localizada na cidade de Nova York. A primeira temporada (que é de 2007) exibe a Hewes & Associates investigando o golpe que o multi-milionário Arthur Frobisher (Ted Danson) aplicou em seus investidores. 

É uma série que deve ser assistida episódio a episódio e carrega com sigo uma trama de suspense e expectativa pelo desfecho.

A série conta com cinco temporadas e já foi encerrada. 

Scandal

A série mostra como uma poderosa equipe de advogados de Washington D.C. (EUA) faz escândalos desaparecerem e soluciona crises no governo. 

A protagonista é Kerry Washington, que interpreta Olivia Pope, uma ex-funcionária da Casa Branca responsável pela criação da Pope & Associates, uma empresa de gestão de crises composta por advogados e investigadores. 

Aqui o desenvolvimento não é em fóruns, mas principalmente na mídia e bastidores do poder, solucionando os possíveis escândalos.

Embora tenha um lado jurídico, o que você verá é o desenvolvimento do poder e uma disputa entre os personagens pelo poder e boa reputação. 

Billions

O seriado é baseado nas atividades do promotor federal Chuck Rhoades (Paul Giamatti) ao iniciar uma investigação implacável contra Boby Axelrold (Damian Lewis), um dos bilionários mais poderosos de Wall Street em Nova York (EUA) que nunca está disposto a perder.

A série mostra como o procurador conduz investigações para coibir crimes políticos e financeiros, além do uso de instrumentos de controle para o cumprimento da lei. 


Outras dicas:

Há um monte de outros seriados sobre o tema jurídico ou de temáticas similares, como Lie to mieBoston LegalTrapped oSherlock    

Essas são apenas alguns exemplos de séries que você pode assistir em seus momentos de lazer que servem para aguçar sua curiosidade e se divertir com as fantasias do ramo jurídico.

Como as plataformas de streaming alternam muito a disponibilidade das séries, mencionamos numa ou outra onde poderá ser vista nesse momento, contudo, caso queira localizar com mais facilidade sugerimos o site Justwatch, que é uma excelente forma de você saber onde achar aquele filme ou série pelo melhor custo benefício.

Há uma infinidade de outros títulos de trama legal que são uma boa pedida para quem quer se divertir. Talvez você já tenha um seriado preferido e pode nos contar qual é… amamos o tema.


Quer saber mais sobre soluções jurídicas e empreedoras?

Deixe seu contato que lhe responderemos, enviando novidades, notícias e dicas para você se manter informado.